Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para agroindústrias que pretendem participar da Exposol

Publicação:

Produtos agroindustriais, artesanato, plantas e flores serão comercializados de 3 a 6 de abril em Soledade
Produtos agroindustriais, artesanato, plantas e flores serão comercializados de 3 a 6 de abril em Soledade - Foto: Ascom SDR
Por Ascom SDR

As agroindústrias familiares interessadas em expor e comercializar seus produtos na 18ª Exposol, que ocorre em abril, em Soledade, já podem se inscrever nos sindicatos dos trabalhadores rurais de seus municípios. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) informa que o prazo estará aberto até 23 de março. Os empreendedores interessados passarão por processo seletivo seguindo critérios definidos em regulamento pelas comissões organizadoras, compostas por SDR, Emater, proponente da feira e entidades representativas dos agricultores. Nesta edição, serão oferecidos 62 espaços, nove a mais do que na edição anterior.

“A participação de empreendimentos inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) estimula que outros agricultores busquem o aperfeiçoamento e legalização de seus negócios, gerando mais renda para a família e desenvolvimento local”, diz o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Conforme o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre da Silva Rodrigues, será dada prioridade às inscrições de empreendedores que buscam a primeira participação na feira e que sejam oriundos do município e da região dos eventos. “No processo seletivo também analisaremos a capacidade de abastecimento durante todo o evento”, informa. A exemplo de outros anos, o governo do Estado vai custear os espaços de exposição através da Política Estadual de Agroindústria Familiar.

A Exposol - Feira Internacional, ocorre de 3 a 6 de abril, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade. Em 2017, os 53 empreendedores rurais participantes comercializaram aproximadamente R$ 220 mil em produtos agroindustriais, artesanato, plantas e flores.

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo