Agroindústria familiar na Expointer envolve a produção de 1.340 famílias gaúchas

O secretário Minetto destacou a participação das agroindústrias familiares e do cooperativismo na 40ª Expointer - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

No lançamento da Expointer 2017, em solenidade nesta quinta-feira (10), o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, destacou a realização da 19ª Feira da Agricultura Familiar, que contará com 201 empreendimentos familiares, envolvendo 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos.  “Esperamos que o Pavilhão da Agricultura Familiar, o cooperativismo e o setor agro encontrem nessa 40ª edição da Expointer a melhor opção para se conectarem com novas oportunidades de negócio, tecnologias e o que de melhor existe para o setor produtivo”, destacou Minetto.

"O campo cria o futuro" é o tema da 40ª Expointer 2017, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O lançamento da feira ocorreu no Theatro São Pedro, na manhã desta quinta-feira (10). “A cada edição da Expointer, celebramos a força do campo e dos nossos produtores, que mantêm seu dinamismo mesmo diante das dificuldades e seguem mostrando ao mundo o que há de melhor na agricultura e na pecuária do Rio Grande do Sul”, disse o governador José Ivo Sartori. Ele ainda salientou que a Expointer é um evento consolidado, “porque é resultado de uma construção coletiva”.

Tempo de travessia

Sartori agradeceu às entidades parceiras e ressaltou a importância do agro na economia gaúcha. “Vivemos tempos de travessia no Estado. E na caminhada rumo ao futuro, a Expointer é uma grande motivação. Uma clara demonstração da pujança, da superação e do potencial do setor primário no estado. Porque o campo cria o futuro. E o nosso futuro é o Rio Grande”, afirmou Sartori.

O governador Sartori destacou a Expointer como um exemplo da pujança, da superação e do potencial do setor primário - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Ao final da fala do governador, subiram ao palco o neto do ex-secretário de Agricultura Luciano Machado - responsável pela transferência da feira do bairro Menino Deus para Esteio -, também Luciano Machado; e o filho do ex-secretário da Agricultura Edgar Sim - que levou a mostra para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, em 1972 -, Carlos Sim. Acompanhados do secretário da Agricutura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, apresentaram a bandeira original da Expointer de 1972.

A solenidade teve apresentação do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e do CTG Rancho da Saudade. Vídeos contaram a história da feira e de quem fez a Expointer chegar a ser o que é hoje. Os cantores gaúchos Elton Saldanha, Daniel Torres e Erlon Péricles interpretaram a música tema dessa edição, “40 anos de História”.

Também participaram do evento de lançamento o secretário adjunto da SDR, Iberê Orsi; o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria, José Alexandre Rodrigues; a diretora administrativa, Aline Pooter; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, deputados, secretários de Estado e dirigentes das entidades promotoras da 40ª Expointer: o presidente do Simers, Claudio Bier; o diretor da Farsul, Francisco Schardong; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o presidente da Febrac, Eduardo Finco; o presidente da Ocergs, Vergilio Périus; e o presidente da ABCC, Eduardo Sune.

A feira

Para a 40ª edição da Expointer, a expectativa dos organizadores é repetir os números de 2016, quando o volume de negócios chegou a R$ 1,92 bilhão. A feira deste ano tem 3.207 animais de argola, de 88 raças, inscritos nas competições. Excluindo pássaros e aves, impossibilitados de participar devido à gripe aviária, o número se manteve estável em relação a 2016.

Como nos últimos dois anos, quem for à Expointer 2017 pode baixar o aplicativo que contém dicas e informações da feira. A programação conta com mais de 280 atrações simultâneas, entre exposições, palestras técnicas, shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais.