Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ametista do Sul

Em visita à Cooperametista, em Ametista do Sul, o secretário Tarcisio Minetto visitou galerias onde são envelhecidos os vinhos.
Em visita à Cooperametista, em Ametista do Sul, o secretário Tarcisio Minetto visitou galerias onde são envelhecidos os vinhos.

O secretário Tarcisio Minetto se reuniu nesta sexta-feira (10) com a direção da  Coperametista, em Ametista do Sul. A organização apresentou solicitação de financiamento via Feaper para aquisição de equipamentos. A Coperametista conta com um projeto inovador de envelhecimento dos vinhos em antigas galerias de pedras preciosas no município. Os vinhos são depositados em galerias subterrâneas horizontais, no Ametista Parque Museu. O vinho fino produzido pela cooperativa, cabernet sauvignon, é armazenado nas furnas subterrâneas para o envelhecimento. Segundo a Coperametista, o local é ideal para envelhecer o vinho, pois a temperatura permanece constante, entre 18º e 20º. As garrafas são colocadas de forma horizontal junto à parede de basalto. A Coperametista conta com 48 famílias de produtores associados que produzem uvas cabernet sauvignon, bordô, isabel, niágara rosa e branca, moscato Embrapa, clone trinta e violeta. 

O secretário Tarcisio Minetto se reuniu nesta sexta-feira (10) com a direção da  Coperametista, em Ametista do Sul
O secretário Tarcisio Minetto se reuniu nesta sexta-feira (10) com a direção da Coperametista, em Ametista do Sul

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo