Ciclo de seminários da SDR tem foco na melhoria da gestão das cooperativas gaúchas

Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho
Por Itamar Pelizzaro/Ascom SDR

Para aperfeiçoar a gestão de cooperativas e promover a educação cooperativista, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) está promovendo um ciclo de seminários regionais. Nesta quinta-feira (10), em Santa Maria, o encontro terá como tema políticas públicas para inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais e convênios. Para a próxima semana, o Departamento de Cooperativismo da SDR prepara um encontro em Porto Alegre, tendo como destaque a palestra do professor doutor Leandro Karnal (veja abaixo a programação).

A série de seminários faz parte das ações do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, da SDR. “O governo do Estado apoia a criação de redes de cooperativas para qualificar sua gestão, oferecendo equipes multidisciplinares para auxiliar a melhorar processos na produção, na comercialização, nos setores financeiro, contábil e social, entre outros”, afirma o secretário Tarcisio Minetto. “Também buscamos promover a educação cooperativista por meio de cursos e palestras.”

O seminário em Santa Maria será no Instituto São José, com abertura às 13h30min e presença do prefeito, Jorge Pozzobom. Ao longo da tarde, serão abordados temas como abastecimento regional de alimentos, o projeto de implantação de Centro de Recebimento e Distribuição de Alimentos, estratégias de comercialização em redes de cooperação e visita ao local de construção do centro regional. A SDR será representada pelo diretor de Cooperativismo, Lino Hamann, e pela assessora técnica Maria Inês Fonseca.

Já no dia 18, a agenda na capital gaúcha terá como tema Gestão para Cooperativas e palestra magna do historiador Leandro Karnal. O seminário ocorrerá das 9h às 17h, no auditório da Emater (Rua Botafogo, 1.051), voltado a dirigentes e gestores de cooperativas de diferentes ramos do setor. Na programação constam ainda uma sequência de palestras e a apresentação de cases sobre o cooperativismo. O seminário é promovido pela SDR, com apoio de Emater, Sescoop/RS, Afusa, Irga e Vinícola Nova Aliança.

Santa Maria - Dia 10 (quinta-feira)

Local: Instituto São José - Rua Aron Fischmann, 911, bairro Dom Antônio Reis -, em Santa Maria

• 13h30min – Recepção
  • 13h40 – Abertura: Jorge Pozzobom – Prefeito de Santa Maria