Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cooperativas gaúchas centenárias são homenageadas pelo Estado durante o 5º Epecoop

Publicação:

Governador Sartori, secretário Minetto e direção da Ocergs-Sescoop/RS participaram de solenidade em Nova Petrópolis
Governador Sartori, secretário Minetto e direção da Ocergs-Sescoop/RS participaram de solenidade em Nova Petrópolis - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Ascom/SDR

Seis cooperativas que acumulam mais de 100 anos de atividades no Rio Grande do Sul foram homenageadas pelo governo do Estado na noite de quinta-feira (5), durante o 5º Encontro de Presidente e Executivos de Cooperativas (Epecoop), promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, entregaram distinções aos representantes das organizações centenárias. ”As cooperativas nos dão o exemplo de que devemos ter visão social e comunitária, e não individualista”, afirmou Sartori. “A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à sua meta se não chegarmos todos juntos.”

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu a presença do governador na solenidade e a parceria do governo do Estado nas questões cooperativistas. Em sua manifestação, apresentou uma série de dados contextualizando a dimensão socioeconômica do setor no Estado.

Este ano, o Epecoop reuniu dezenas de gestores cooperativistas para discutir o papel da intercooperação no desenvolvimento do segmento, enfocando em temas relacionados à liderança estratégica e à ética nas organizações. O encontro propiciou debates grupos de trabalho para analisar e propor novas estratégias de cooperação entre as cooperativas gaúchas.

As cooperativas 

Sicredi Pioneira RS

Fundação: 28/12/1902

O pioneirismo do padre suíço Theodor Amstad, principal incentivador para que a comunidade criasse a Sicredi Pioneira RS, impulsionou uma história de sucesso, desenvolvimento e solidez. Ao longo dos seus 114 anos, tornou-se uma instituição financeira de credibilidade. Sediada em Nova Petrópolis e com 126 mil sócios, a Sicredi Pioneira tem atuação na serra gaúcha e nos vales dos Sinos e do Caí.

Sicredi Vale Do Taquari

Fundação: 01/03/1906

A Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento de Lajeado nasceu com a aprovação de seus estatutos por 18 empreendedores. Ao longo de sua trajetória, passou por diversas alterações estatutárias e organizacionais para se adequar ao momento econômico e às regras estabelecidas. Ao completar 111 anos, continua trabalhando em prol dos seus 50 mil associados dos vales do Taquari e Rio Pardo.

Cotribá - Cooperativa Agrícola Mista General Osório

Fundação: 21/01/1911

A atitude pioneira de 34 agricultores inaugurou um período de desenvolvimento na Colônia General Osório, atualmente o município de Ibirubá. Foi pela união desse grupo de agricultores que foi criada a então Genossenschaft General Osório, hoje a Cotribá, com 10 mil associados e atuação na região noroeste do RS.

Cooperativa Santa Clara

Fundação: 10/04/1912

Em 15 de maio de 1911, 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º Distrito de Montenegro, atualmente pertencente a Carlos Barbosa, instalaram uma microempresa de queijo e manteiga, a Latteria Santa Chiara. Em 10 de abril de 1912, os 31 fundadores a transformaram na Cooperativa de Laticínios União Colonial. Essa transformação ocorreu devido à influência da pregação cooperativista na região de colonização italiana à época, feita pelo técnico italiano Giuseppe De Stéfano Paternó. A cooperativa Santa Clara tem 6 mil associados na região da Serra, Alto-Uruguai e Alto-Jacuí.

Sicredi União RS

Fundação: 06/07/1913

O Padre Amstad realizou em 1905 a primeira viagem à Colônia Serro Azul, iniciando o processo de conscientização para a fundação de cooperativas e da Caixa Rural. Em 6 de julho de 1913, ocorreu a fundação da Caixa Econômica e de Empréstimos de Serro Azul – Spar und Darlenhenskasse, por 32 associados, sendo uma das mais antigas em atuação na América Latina. Atualmente, conta com 139 mil associados em 39 municípios da região noroeste.

Sicredi Região Centro

Fundação: 27/10/1914

O nascimento da primeira instituição financeira de Santa Maria, Caixa Econômica e de Crédito do Deutscher Volksverein (Associação Popular Alemã) do Distrito de Santa Maria da Boca do Monte, ocorreu em 27 de outubro de 1914. A Sicredi Região Centro foi a 4ª Cooperativa na América Latina fundada pelo Padre Theodor Amstad. O modelo adotado foi o Raiffeisen alemão, que se adaptava ao perfil daquela comunidade, onde se fizeram presentes o Padre Pedro Wimmer e 17 membros da Associação dos Homens Católicos e da Sociedade Popular Alemã Católica que aprovaram os Estatutos e elegeram a primeira Diretoria. Tem atualmente 63 mil sócios e atua na região Central do RS.

 

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo