Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cooperativas que se destacaram recebem Prêmio Ocergs de Cooperativismo e Troféu Padre Theodor Amstad

Publicação:

Secretário Minetto (E) entregou Troféu Padre Theodor Amstad ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier
Secretário Minetto (E) entregou Troféu Padre Theodor Amstad ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier - Foto: Ascom SDR

Quatro cooperativas gaúchas e uma personalidade de destaque no setor cooperativo receberam na noite do dia 8 de novembro, em Bento Gonçalves, durante a programação do 18º Seminário Gaúcho do Cooperativismo, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad, iniciativa que reconhece e divulga as cooperativas que prestam relevantes serviços aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades. O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, participou do evento.

Em sua terceira edição, o prêmio foi entregue em quatro categorias: Intercooperação, Inovação em Educação e Cultura, Gestão ou Tecnologia, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. 24 cooperativas inscreveram os projetos que foram avaliados por uma comissão julgadora integrada por avaliadores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Escoop, Sistema OCB/Sescoop/Cncoop e agência Moove.

Na categoria Intercooperação, que reconhece a adoção de práticas que possibilitem a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância, a vencedora foi a Cooperativa Vinícola Garibaldi, de Garibaldi, com o projeto A Intercooperação nas Cooperativas da Serra Gaúcha, que foi recebido pelo presidente da cooperativa, Oscar Ló.

18º Seminário Gaúcho do Cooperativismo foi realizado em Bento Gonçalves
18º Seminário Gaúcho do Cooperativismo foi realizado em Bento Gonçalves - Foto: Ascom SDR

Na categoria Inovação em Educação e Cultura, Gestão ou Tecnologia, que reconhece a adoção de estratégias inovadoras que permitem o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação e cultura, gestão ou tecnologia, a vencedora foi a Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda – Unimed VTRP, de Lajeado, com o projeto Plataforma Inovar, que foi entregue para o vice-presidente Neori José Gusson e equipe responsável pelo projeto.

Na categoria Responsabilidade Social, que reconhece a adoção de práticas que beneficiam a sociedade, a vencedora foi a Cosuel-Dália Alimentos, com o projeto Criança Dália, que foi entregue ao presidente da Cooperativa, Gilberto Antônio Piccinini e equipe responsável pelo projeto.

Na categoria Responsabilidade Ambiental, que reconhece a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade, que beneficiem o meio ambiente, a vencedora foi a Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda (Cotribá), de Ibirubá, com o projeto Preserva Cotribá que foi entregue para o vice-presidente da cooperativa, Ênio do Nascimento.

Por fim, foi realizada a entrega do Troféu Padre Theodor Amstad ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo.

Grupos de trabalho foram montados para debater diferentes temas do cooperativismo
Grupos de trabalho foram montados para debater diferentes temas do cooperativismo - Foto: Ascom SDR

Natural de Carlos Barbosa, aos 83 anos, Rogério Sauthier tem uma longa história na Cooperativa. Filho de agricultores associados das cooperativas União Colonial e Agrícola Carlos Barbosa, que juntas deram origem à Santa Clara, desde jovem atuou com o leite na propriedade da família e foi incentivado a também associar-se e participar da construção e evolução dessas cooperativas. Desde a fusão das duas, em 1975, por mais de uma década fez parte dos conselhos de Administração e Fiscal e presidente desde 1994, cargo que ocupa pelo 9º mandato consecutivo.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo é entregue a cada dois anos durante o Seminário Gaúcho do Cooperativismo e foi entregue pela primeira vez em 2014.

Texto: assessoria de Comunicação Ocergs

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo