Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de Campo leva boas práticas agrícolas para agricultores da região de Feliz

Publicação:

Curso apresentou noções gerais de boas práticas agrícolas, ambiente e estrutura da propriedade, para produzir alimentos seguros
Curso apresentou noções gerais de boas práticas agrícolas, ambiente e estrutura da propriedade, para produzir alimentos seguros - Foto: Carlos Matsubara/Ceasa
Por Carlos Matsubara /Ceasa

A adoção de boas práticas agrícolas (BPA) motivou um dia de campo envolvendo horticultores de Feliz e de municípios vizinhos que comercializam seus produtos na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa/RS), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O encontro foi promovido pela conveniada Emater/RS e pela Ceasa/RS.

O curso ocorreu na propriedade dos produtores Auri e Marlise Wilhelmsem, da localidade de Linha Roncador. A abertura do encontro contou com a presença do secretário da SDR, Tarcísio Minetto, e do diretor técnico operacional da Ceasa/RS, Ailton Machado, que destacou a importância dos cursos para o horticultor gaúcho.

O dia de campo foi dividido em dois turnos. Pela manhã participaram das atividades 132 produtores. À tarde, mais 151, totalizando 283 produtores, além das equipes da Emater e dos técnicos da Ceasa/RS. Os participantes foram divididos em grupos, que percorreram as seis estações técnicas e conheceram temas como noções gerais de boas práticas agrícolas, ambiente e estrutura da propriedade e para produzir alimentos seguros e agrotóxicos e segurança no trabalho rural, entre outros.

“Não estamos perdendo um dia de trabalho, mas sim, ganhando um dia que entrará para a história por permitir que o produtor adquira ainda mais conhecimento para produzir alimentos mais seguros sempre”, salientou Ailton Machado.

O curso de BPA será exigido juntamente com a Declaração de Intenção de Cultivo (DPIC) para os produtores que desejam vender no Galpão dos Produtores da Ceasa/RS. Outras edições do curso estão sendo realizadas em todas regionais da Emater. 

 

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo