Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de campo em Serafina Corrêa reúne 800 agricultores com foco na gestão da propriedade leiteira

Publicação:

Secretário Minetto representou governador José Ivo Sartori em atividade realizada no município de Serafina Corrêa
Secretário Minetto representou governador José Ivo Sartori em atividade realizada no município de Serafina Corrêa - Foto: Divulgação/SDR

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, representou o governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (9) em dia de campo em Serafina Corrêa, com foco na gestão da propriedade leiteira. Cerca de 800 agricultores de 20 municípios da região acompanharam as atividades promovidas pela SDR, a conveniada Emater/RS, prefeitura, cooperativas e entidades.

Os trabalhos ocorreram na propriedade de Claudir Silvestrin e Zelma Capeletto Silvestrin, na comunidade da Capela São Pedro. Com uma área de 12,5 hectares, a área é uma unidade de referência do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da SDR, onde está sendo feita a gestão da propriedade leiteira, com adequação da dieta alimentar e manejo da pastagem. O trabalho permitiu a redução do custo da produção de leite em R$ 0,31 por litro.

Os trabalhos ocorreram na propriedade de Claudir Silvestrin e Zelma Capeletto Silvestrin, na comunidade da Capela São Pedro
Os trabalhos ocorreram na propriedade de Claudir Silvestrin e Zelma Capeletto Silvestrin, na comunidade da Capela São Pedro - Foto: Divulgação/SDR

Na propriedade dos Silvestrin também estão sendo executadas ações em segurança e soberania alimentar, habitação e paisagismo, que está resultando na melhoria da qualidade do leite, no aumento da produtividade e na redução do custo de produção, entre outros.

O objetivo do dia de campo foi divulgar tecnologias adequadas para a produção de leite, buscando incremente da produtividade e da qualidade do produto, conservação do solo e gestão da propriedade, elevando a renda das famílias e promovendo o bem-estar. A atividade foi composta por quatro estações: melhoria da qualidade do leite, manejo alimentar e planejamento forrageiro, gestão da propriedade e sanidade do rebanho.

O secretário Tarcisio Minetto falou aos participantes durante o almoço, destacando ações do governo do Estado para a agricultura familiar e o cooperativismo. O evento contou ainda com exposição de máquinas, equipamentos e insumos. O evento contou com o apoio de instituições bancárias, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas de laticínios, Inspetoria Veterinária e empresas de insumos do setor.

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo