Famílias de Arroio do Sal são beneficiadas com cestas básicas do Programa de Aquisição de Alimentos

O programa é operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural no Rio Grande do Sul

Entrega de cestas básicas alimentos do PAA para 70 famílias em Arroio do Sal
Entrega de cestas básicas com alimentos do PAA para 70 famílias em Arroio do Sal

A Secretaria de Desenvolvimento Rural promoveu, nesta terça-feira (19/03), a entrega de cestas básicas a famílias do município de Arroio do Sal. O Diretor-Geral da SDR, Rodrigo Schnitzer, representou o secretário Ronaldo Santini no ato.

As cestas entregues beneficiaram 70 famílias do município cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo governo federal e operacionalizado pela SDR no Rio Grande do Sul.. Foram entregues produtos como ovos, moranga, batata-doce, banana, chimia, melado, cenoura, beterraba, alface, temperinho-verde, entre outros produtos da agricultura familiar.

Foi a segunda de cinco entregas que estão previstas até o final da edição 2024 do programa, que está prevista para o mês de junho. “O PAA representa uma oportunidade de distribuição de alimentos para quem está em vulnerabilidade social, a abertura de um mercado consumidor para os nossos agricultores familiares e nos dá a oportunidade de construirmos espaços de conscientização para evitar a perda de alimentos”, apontou Santini.

Participaram da entrega, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ricardo Valim, a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria da Assistência Social, Camila Niewinski, e o Secretário da Agricultura e Pesca do município, Edmilson Schmidt.

O valor destinado a Arroio do Sal, através do Programa de Aquisição de Alimentos, foi de R$ 70 mil. Na semana passada, foi realizada a entrega de cestas básicas no município de São José do Sul, onde o aporte repassado foi de R$ 50 mil.

O Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea, compreende a aquisição de alimentos diretamente de agricultores familiares individuais, que possuam DAP ou CAF (pessoa física), realizando, simultaneamente, a doação às entidades da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de alimentação e nutrição, às redes públicas e filantrópicas de ensino e saúde, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

O Programa de Aquisição de Alimentos é executado com recurso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que celebra termos de adesão com órgãos da administração pública estadual, distrital ou municipal. No caso do Rio Grande do Sul, o MDS, disponibilizou recurso ao Programa, sendo que o mesmo será executado pela SDR.