Feaper viabiliza profissionalização de serviços de cooperativa de viticultores

Câmaras frias inauguradas têm capacidade para 40 toneladas e permitirão armazenagem adequada de frutas - Foto: Ascom SDR
Por Ascom SDR

As cerca de 50 famílias associadas da Cooperametista, de Ametista do Sul, celebraram o recebimento de novos equipamentos que permitirão à cooperativa entrar definitivamente no mercado de uva de mesa. O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, esteve na sede da organização na sexta-feira para participar do ato que marcou as entrega de duas câmaras frias, 1.250 caixas para transporte e armazenamento de frutas e uma balança rodoviária com capacidade para 60 toneladas.

Para o secretário Minetto, os R$ 170 mil financiados à Cooperametista junto ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) permitirão o crescimento da cooperativa e mais renda para os viticultores. As câmaras frias já estão instaladas, e a balança rodoviária ainda está em fase de obras de infraestrutura. “O apoio do Estado é para que vocês continuem atuando de forma colaborativa, fomentando o desenvolvimento local e regional”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Cooperametista, Elton Mezzaroba, disse que as câmaras frias, com capacidade para 40 toneladas, eliminarão o problema da falta de local adequado para armazenagem de frutas. “Em Ametista, nas festas de Natal e Ano-Novo nunca tivemos uva suficiente porque não tínhamos estrutura, mas agora temos condições de vender a uva in natura com tranquilidade”, lembrou. Ele também relatou as dificuldades para conferir o peso das frutas entregues. “Na safra 2018, recebemos 300 toneladas de uva e tivemos que pesar em balanças para 100 quilos”, contou, ressaltando que a balança rodoviária trará mais agilidade e segurança no trabalho.

A solenidade teve participação do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; do prefeito, Gilmar da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores, Laury Ribeiro; viticultores cooperativados, direção e parceiros. O ato foi considerado um dos eventos paralelos da Expopedras 2018, que se encerrou domingo no município.