Governador Sartori anuncia Iberê Orsi como novo presidente da Emater

Iberê Orsi e Tarcisio Minetto: integração para manter políticas públicas da agricultura familiar e do cooperativismo no RS - Foto: Itamar Pelizzaro/SDR

O engenheiro agrimensor e advogado Iberê de Mesquita Orsi, secretário-adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), foi anunciado nesta quinta-feira como novo presidente da Emater/RS, instituição que presta assistência técnica e extensão rural no Estado. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em ato que divulgou os nomes dos novos secretários de Estado. Os titulares que ocupavam os cargos até então estão se desvinculando do governo para concorrer a cargos eletivos nas eleições de outubro.

“Vamos continuar o trabalho que vinha sendo realizado, da mesma forma e com os mesmos propósitos e orientações do governador Sartori, em conjunto com a SDR, que é provedora da Emater e balizadora das políticas públicas da agricultura familiar e do cooperativismo no Rio Grande do Sul”, afirmou Iberê, que assumirá nos próximos dias o cargo então ocupado por Clair Thomé Kuhn.

Para o titular da SDR, Tarcisio Minetto, a posse de Iberê na Emater significa a continuidade da parceria. “Assim como temos feito na SDR, vamos trabalhar integrados e dar continuidade às ações do Estado para o desenvolvimento rural”, afirmou.

Natural de Vacaria, Iberê acumula mais de 30 anos de gestão pública, em municípios e no governo do Estado. Com graduações em Engenharia de Agrimensura e Direito e pós-graduação em Gerência de Cidades, o secretário começou a carreira profissional nos anos 70, como extensionista rural da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc).

Foi secretário substituto da Agricultura no governo Germano Rigotto, coordenador da área da Agricultura na Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Tem ainda na sua trajetória o comando das secretarias municipais da Agricultura (1985-1988) e da Fazenda (1988-1992) de Vacaria. Atuou também como secretário da Fazenda de Campestre da Serra e presidiu o Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura da Famurs.

Iberê assumiu em 2015 o cargo de secretário adjunto da SDR, somando à equipe montada por Minetto para atender à diversidade de públicos da agricultura familiar e do cooperativismo.