Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gestão Sustentável da Agricultura Familiar

capa ppt
capa ppt

APRESENTAÇÃO

A agricultura familiar é de grande importância para o Rio Grande do Sul, produzindo grande parte dos alimentos consumidos internamente no Rio Grande do Sul. Este segmento envolve 85,7% do total de estabelecimentos rurais do estado (378.546 estabelecimentos) e 74,4% do pessoal ocupado no campo (IBGE, 2006). As cadeias produtivas vinculadas ao campo representaram metade do produto interno bruto (PIB) do Estado, e as cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar representam 27% do PIB gaúcho (FIPE/MDA, 2005).

O Governo do Estado, reconhecendo a importância da contribuição da agricultura familiar principalmente na produção de alimentos e na sua relação com o meio ambiente, vem desenvolvendo políticas públicas que atendem às necessidades deste público. Assim, foi instituído o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, por meio do Decreto nº 53.052, de 2 de junho de 2016, bem como seu lançamento no Palácio Piratini em 3 de junho do mesmo ano.

Desta forma, o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução por meio de sua conveniada, a Emater/RS, visa ao desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando o protagonismo da juventude, promovendo a autonomia das mulheres rurais e a geração de renda, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado.

Assim, somente com a gestão sistêmica da produção poderemos avançar. Esperamos que este programa possa contribuir para o desenvolvimento do meio rural e traga mais riqueza, produção e desenvolvimento para o Rio Grande do Sul.

TARCÍSIO JOSÉ MINETTO

Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo