Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

SDR e Emater/RS realizam seminário sobre o Feaper na 22ª Expoagro Afubra

Publicação:

Seminário ocorreu no Auditório Central da 22ª Expoagro Afubra
Seminário ocorreu no Auditório Central da 22ª Expoagro Afubra - Foto: Guilherme Granez/Ascom SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) promoveram um seminário nesta quarta-feira (20/3), na 22ª Expoagro Afubra, com o objetivo de apresentar detalhes sobre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

O Feaper foi criado em 1988 e visa a elevação dos índices de produção e produtividade bem como melhoria das condições de vida dos trabalhadores
rurais de pequenos estabelecimentos rurais. O público alvo são agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, comunidades indígenas e quilombolas, aquicultores e assentados da reforma agrárias, também incluindo cooperativas e associações dos públicos descritos.

O fundo oferta linhas de crédito que buscam dar apoio ao desenvolvimento do leite e da pecuária familiar, à agroindústria familiar, à permanência do jovem no campo, ao desenvolvimento da agricultura de base ecológica, fomenta o ensino através do Bolsa Jovem Rural entre outros projetos.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Lindomar Moraes, reforçou a relevância do programa. “Devemos fortalecer o fundo para que mais produtores possam ter acesso a esse importante instrumento voltado aos produtores”, avalia Moraes.

Na mesma linha, o diretor técnico Claudinei Baldissera valoriza a iniciativa de estabelecer um contato maior junto ao público-alvo. “É importante termos espaços como esse para explicar aos nossos produtores como funciona essa ferramenta substancial para manutenção das famílias na atividade rural”, define Baldissera.

Com o intuito de modernizar e alavancar as políticas construídas através do Feaper, um novo Manual do fundo está sendo elaborado e apresentará alterações nos bônus ofertados, nos limites de financiamento visando a aquisição de insumos e na contratação de máquinas, equipamentos e desenvolvimento de projetos ligados à infraestrutura. "Nosso foco é modernizar o fundo e agilizar os processos juntos ao nosso público-alvo, para que mais produtores possam ser beneficiados com essa política", aponta o Assessor Técnico da SDR e um dos responsáveis pelos processos do Feaper, Alexandre Scheifler.

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) também recebe financiamento através do fundo. Por meio do Peaf, a participação dos produtores nos mercados institucionais é estimulada. São oferecidos serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibilizados os espaços de comercialização, como é o caso das feiras regionais e estaduais. Ainda dentro do programa, está a proposta de valorização da mulher. Atualmente, 60% das agroindústrias em média e, em grande parte da atividade de tirar leite, está presente o trabalho elaborado por mulheres.

Ao final da apresentação sobre o fundo, o seminário contou com a participação de alguns produtores que discursaram sobre o seu vínculo com o Feaper e de que forma os financiamentos contribuíram com o aumento da produção e da renda no seu empreendimento.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural