Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SDR solicita mais recursos ao governo federal para programa Água para Todos

Publicação:

Secretário Minetto conversou com ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, sobre a execução de convênios no RS
Secretário Minetto conversou com ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, sobre a execução de convênios no RS - Foto: Divulgação

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, manteve agenda intensa nesta quarta-feira em Brasília. Junto ao ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, Minetto conversou sobre a execução de convênios e solicitou a liberação de mais recursos para o programa Água para Todos, além de tratar de detalhes do plano de trabalho.

O programa Água para Todos busca universalizar o acesso e uso de água para populações que não dispõem desse serviço público essencial. Seu público-alvo são populações carentes, residentes em comunidades rurais com acesso precário à água ou que sejam atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que contem apenas com abastecimento difuso. O fornecimento de água de qualidade, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado especialmente através da  instalação de cisternas, sistemas coletivos de abastecimento de água e kits de irrigação.

Minetto também visitou o titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jefferson Coriteac, e o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira Jardim, para discutir as parcerias mantidas entre União e Estado e reivindicar a manutenção do orçamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Em reunião com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha, o secretário da SDR reforçou a necessidade de manutenção do orçamento e continuidade de repasses do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo