Vistoria mostra como programa Segunda Água melhora a produção da agricultura familiar

Kit de irrigação instalado na propriedade da família de Elio da Paixão, em Soledade, permitirá maior variedade de cultivos - Foto: Jonas Wesz/SDR

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) recebeu nesta semana a visita do coordenador-geral de Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Vitor Leal Santana. Durante toda a semana foram realizadas atividades vinculadas ao Programa Segunda Água.

O programa é resultado de convênio firmado entre SDR e MDS com objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a segurança alimentar e hídrica por meio da construção cisternas, microaçudes e instalação de sistemas simplificados de irrigação. O acordo tem valor global de R$ 26,2 milhões para beneficiar 2,7 mil famílias no Estado.

Durante a visita foram realizadas reuniões com o representante do MDS e a direção e técnicos da SDR para avaliar as atividades desenvolvidas no Convênio, execução e possibilidades de ampliação das ações dentro do Programa.

Os engenheiros agrônomos da SDR Jonas Wesz e Mariana Detoni acompanharam Vitor Leal Santana em atividades no interior do Estado para avaliarem as condições para implementação de tecnologias sociais de acesso à agua para consumo e para produção, junto à famílias em situação de pobreza no meio rural.

A equipe também visitou propriedades de famílias já beneficiadas pelo Programa Segunda Água no município de Soledade. Acompanhados pelos técnicos da Emater de Soledade Roger Terra de Moraes e Ederson Garcia, foi visitada a propriedade da família de Elio Pereira da Paixão. O agricultor familiar recebeu a construção de um microaçude e, recentemente, a instalação do kit de irrigação por gotejamento para uma área de 1.000m². O agricultor, que já desenvolvia cultivo de hortaliças, agora tem a horta em uma área maior e com o sistema de irrigação cobrindo todo o espaço de cultivo. Contando também com o acompanhamento de ATER e capacitações pela equipe da Emater, a família já planeja o aumento na produção de uma grande variedade de hortaliças como alface, repolho, couve, beterraba, cenoura, temperos verdes, etc. A comercialização de toda produção visa principalmente atender o Pnae (Programa de Nacional de Alimentação Escolar) no município.

No Corede Alto da Serra do Botucaraí, os municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Jacuizinho, Lagoão e Soledade são beneficiados com o Programa Segunda Água. Nessa região, já foram construídos 35 microaçudes para piscicultura e 97 microaçudes para irrigação. Para essas 97 famílias que receberam a construção do microaçude para irrigação, a Emater iniciou no final do mês de dezembro a instalação dos conjuntos de irrigação por gotejamento e a previsão é que até o final deste mês de fevereiro todas as famílias já estejam com o sistema em funcionamento para desenvolverem suas atividades produtivas, o que resultará em segurança e a estabilidade na produção, principalmente no cultivo de hortaliças nas propriedades.