Feiras da agricultura familiar alcançam o litoral norte em 2024
Com bons resultados em 2023, eventos abrem novos mercados no Estado
Publicação:

Ao longo de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Rural apoiou 51 eventos, contemplando um aporte de R$ 2,7 milhões. O total comercializado em todos os eventos, incluindo a Expointer, foi de aproximadamente R$ 24 milhões. O bom desempenho retratado nos números acima abriu espaço para que novos eventos desse segmento sejam realizados neste ano, como é o caso da Feira da Agricultura Familiar de Capão da Canoa.
A primeira edição da Feira da Agricultura Familiar de Capão da Canoa ocorre de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Serão 68 empreendimentos divididos em 54 estandes, que apresentarão aos visitantes itens produzidos pelas agroindústrias familiares, como queijos, mel, salames, doces, vinhos, erva-mate e cucas, além de flores, plantas e artigos de artesanato.
“O nosso litoral norte começa a observar como as feiras da agricultura familiar representam uma oportunidade de negócio, além disso, elas também são fundamentais para que o público urbano possa conhecer e adquirir alimentos saudáveis e de qualidade”, afirma o secretário Ronaldo Santini
A feira será montada no Largo do Baronda, na avenida Beira Mar de Capão da Canoa, um dos cartões postais da cidade. O evento é organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), com apoio da SDR, da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária do município de Capão da Canoa, da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros.
SERVIÇO:
Data: 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024
Horário: 10h às 21h
Local: Largo da Baronda, Avenida Beira Mar, Capão da Canoa-RS
Feira do Sabor Gaúcho, em Torres, tem nova data
A Feira Estadual da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho, em Torres, é mais tradicional e chegará a 11ª edição em 2024. A exposição, que tradicionalmente ocorria no período do carnaval, acontecerá de 1º a 5 de maio de 2024, durante o Festival Internacional de Balonismo de Torres. A mudança tem o objetivo de aliar os atrativos da agricultura familiar ao maior festival de balonismo da América Latina, oportunizando que os turistas que chegam à Capital Nacional de Balonismo também possam conhecer produtos oriundos diretamente do campo.
O nome da feira remete ao selo Sabor Gaúcho, que certifica os produtos advindos da agricultura familiar. É por meio dele que os produtos são identificados nos supermercados, feiras e pontos de vendas, reconhecendo a origem em agroindústrias familiares rurais, a produção artesanal, e os aspectos de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda no campo e preservação do meio ambiente.