Governo entrega kits de ferramentas agrícolas a comunidades indígenas na Serra Gaúcha
Publicação:

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou, na terça-feira (1º/7), kits de ferramentas agrícolas a três comunidades indígenas localizadas na Serra Gaúcha. A ação, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar), visa incentivar a produção agrícola e fortalecer a autonomia das aldeias.
Os kits, compostos por ancinho, alicate, enxadão, facão, foice e carrinho de mão, destinam-se ao apoio das atividades produtivas e à valorização das práticas agrícolas tradicionais das comunidades indígenas. Nesta etapa, foram contempladas as aldeias Guarani Yvy'ã Porã e Kurity, no município de Canela, e a aldeia Xokleng Konglui, em São Francisco de Paula. Ao todo, serão entregues 60 kits até a última fase do cronograma, beneficiando aproximadamente 30 aldeias.
A entrega faz parte da política de fomento à produção indígena — Semeando nas Aldeias e Ação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), desenvolvida pela SDR em parceria com a Emater/RS-Ascar. Ela complementa uma etapa anterior da iniciativa, que distribuiu sementes adquiridas pela secretaria. As entregas são realizadas por meio dos Escritórios Municipais da Emater.
Segundo o analista do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígena e Quilombolas (DDAPA) da SDR, Rafael Ferrari, a ação vai além do fornecimento de insumos. “A iniciativa é um passo importante para fortalecer a segurança alimentar, apoiando a produção agrícola desde o preparo do solo e a entrega de sementes até sua destinação como fonte de renda para as famílias indígenas”, concluiu.
As próximas fases da ação contemplarão aldeias situadas ao longo da BR-116, com apoio logístico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), no âmbito do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas Mybá-Guarani. A iniciativa está vinculada às ações de compensação pelas obras de duplicação da BR-116/RS.