Pavilhão da Agricultura Familiar da 24ª Expodireto tem destaque para o número de mulheres liderando os empreendimentos
Primeiro dia de vendas também tem volume expressivo
Publicação:

Por Guilherme Granez/SDR
Inaugurado nesta segunda-feira (4/3), com a presença do governador Eduardo Leite, o Pavilhão da Agricultura Familiar da 24ª Expodireto Cotrijal destaca-se pelo número de mulheres no comando dos empresas da agricultura familiar. Dos 229 empreendimentos que estão expondo no espaço, 138 são liderados por mulheres da agricultura familiar.
Liderando a Agroindústria Furlanetto, de Anta Gorda, a agricultora Letícia Furlanetto comanda o empreendimento que se dedica ao processamento e comercialização de nozes. Furlanetto reforça a importância do aumento do número de mulheres à frente dos negócios. “Acredito que ainda seja um desafio para nós, pois ainda não existe uma predominância de mulheres no agronegócio, mas podemos observar que isso está mudando e se deve muito à abordagem diferenciada que trazemos pra atividade”, observa a agricultora.
O secretário Ronaldo Santini exaltou o simbolismo desse fato que reforça a manutenção da família na atividade rural. “Esses números tem uma importância muito grande, pois representam que estamos, aos poucos, alcançando aquilo se perseguiu durante muito tempo, que é a independência financeira das mulheres da agricultura familiar ”, conclui Santini.
Além disso, o número de jovens à frente das agroindústrias também foi ampliado, com 76 integrantes da juventude rural comandando empreendimentos em 2024, ante 66 no ano passado. O local conta com expositores de 139 municípios do Rio Grande do Sul, dos quais 47 estão pela primeira vez na feira.
Primeiro dia de vendas apresenta resultados expressivos
No primeiro dia de vendas, às agroindústrias atingiram R$ 284.157,00, um aumento de 21,62% com relação ao ano passado, quando foram comercializados R$ 233.649,00.