Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

SDR e Emater/RS participam de seminário sobre o Programa de Fomento às Atividades Rurais, em Brasília

Publicação:

Atividade durante o painel “Atendimento a Povos e Entidades Tradicionais”.
Atividade durante o painel “Atendimento a Povos e Entidades Tradicionais”. - Foto: Maurício Neuhaus/Divulgação
Por Ascom SDR

A SDR e a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) participaram na última quinta-feira (09/11), no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, em Brasília, do seminário “Desafios para Inclusão Produtiva Rural”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O diretor Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígena e Quilombolas, Maurício Neuhaus representou a SDR, e esteve ao lado da extensionista e coordenadora de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar Indígenas, Mariana Soares, no painel “Atendimento a Povos e Entidades Tradicionais”.

Durante a atividade, foram abordadas as ações do Programa de Fomento à Atividade Produtiva Rural no Rio Grande do Sul. O Programa é firmado por uma parceria entre o MDS, o MDA, o Governo do Estado, representado pela SDR, e a Emater/RS-Ascar.

Nesta temporada, denominada Etapa-Estiagem, foram contemplados municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem e possuem famílias de agricultores familiares, indígenas, pescadores profissionais artesanais e quilombolas inscritos no Cadastro Único na faixa de renda per capta até R$ 109,00 (extrema pobreza) que residem no meio rural. As famílias recebem R$ 4.600,00 repassados pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A Emater/RS-Ascar é responsável pela elaboração de diagnóstico da unidade produtiva familiar, de projeto produtivo, realização de visitas e acompanhamento e orientação técnica às famílias, cujas atividades estão previstas no contrato com a SDR.

“O evento serviu como uma troca de experiência trazendo à tona práticas exitosas em cada estado, além de representar um espaço de aproximação com agentes que desenvolvem políticas públicas no âmbito do Programa de Fomento”, afirmou o diretor Maurício Neuhaus.

Ao todo, serão atendidas 10.000 famílias rurais beneficiárias até o final do projeto, previsto para meados de 2025. Um aditivo para inclusão de mais 1.000 famílias atingidas pelos recentes eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul no Programa de Fomento às Atividades Rurais está em elaboração pela SDR.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural