Secretário Ronaldo Santini apresenta alternativas de programas à comitiva do Banco Mundial que visita o estado
Ações visam o atendimento às vítimas das chuvas que ocorreram em Setembro no Rio Grande do Sul
Publicação:

Medidas de recuperação da capacidade produtiva do Vale Taquari foi o tema da apresentação do secretário Ronaldo Santini aos integrantes da missão do Banco Mundial que está no Rio Grande do Sul. O intuito da missão é reunir informações sobre os impactos da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, visando colocar em prática o Projeto Sul Resiliente, e oferecendo suporte aos municípios atingidos pelos desastres naturais.
Durante a explanação, o secretário defendeu a necessidade de se criar programas de manejo e conservação de solo e da água e de armazenamento de água.
O programa voltado ao manejo do solo visa recuperar os recursos naturais, mediante práticas conservacionistas, consolidadas pela ciência da conservação do solo e da água. As ações se valem de visitas periódicas às propriedades com o intuito de discutir e indicar o manejo mais adequado.
Já a medida relacionada ao armazenamento de água, busca soluções individuais e coletivas de reservação de água para dessedentação animal e/ou irrigação, através de projetos padrão ou adaptáveis de cisternas, tendo como público-alvo os agricultores familiares.
Conforme o Projeto Sul Resiliente, serão destinado R$ 500 milhões em fundos para projetos de infraestrutura com o objetivo de prevenir e mitigar o impacto de desastres naturais. A comitiva realizará visitas técnicas nos locais mais afetados pelas intempéries no Vale do Taquari, visando definir estratégias de apoio aos municípios prioritários.