Convênio Queijo Artesanal Serrano

O Projeto de Apoio ao Queijo Artesanal Serrano tem como objetivo operacionalizar financiamento para a melhoria da atividade produtiva, do manejo, das instalações, da agroindústria e da estruturação das propriedades com microqueijaria de produção de queijo serrano no Rio Grande do Sul.
O Financiamento está sendo operacionalizado com recurso do Estado no Programa Apoio ao Desenvolvimento do Leite e da Pecuária Familiar da Secretaria Estadual De Desenvolvimento Rural - SDR por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).
Acompanhamento das famílias, elaboração dos projetos e assistência técnica é efetuado pela EMATER/RS.
O valor disponível para a execução do projeto foi de até R$ 15.000,00 por agroindústria. Esse crédito conta com benefício de bônus adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até 3 anos e amortização em até 5 anos para o contrato.
Os projetos são para financiamentos de itens como: Equipamentos para a agroindústria como prensa pneumática para queijo, formas com prensador; Tanque elétrico de expansão para o leite, ordenhadeira; Ampliação/reforma sala de ordenha, piso na área de espera dos animais, melhoria do cercamento, gerador de energia elétrica; Adubação/correção do solo, formação de pastagens.
Serão beneficiados os projetos de 41 produtores de agroindústrias produtoras de queijo artesanal serrano em 6 municípios na Região dos Campos de Cima da Serra, participantes do Convênio Queijo Serrano - Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, Muitos Capões, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.